Cerâmica
A cerâmica é uma arte ou técnica de produção de objetos que têm a argila como matéria-prima e, chama-se cerâmica a qualquer classe de material inorgânico, não metálico que seja submetido a elevadas temperaturas na sua manufatura
A argila existe em toda a superfície do planeta. Alguns tipos de argila são encontrados facilmente, a céu aberto, enquanto outros são encontrados debaixo da superfície, em minas ou jazidas. Após retirar a argila da natureza é necessário separá-la das suas impurezas, por forma a otimizar o produto final.
A cerâmica foi criada durante o período neolítico, tendo sido encontrado peças de cerâmica na Checoslováquia datando perto de 24,500 a.C. (antes de cristo). Quando a argila é tratada corretamente e submetida a elevadas temperaturas esta sinteriza (adquire uma forma sólida, final e permanente), o que inicialmente permitiu armazenar e transportar líquidos e grãos, tendo sido algo de extrema importância na altura, posteriormente foi evoluindo e ganhando outras utilizações. Era muito frequente ver imagens em cerâmica de figuras antigas ou de pessoas, o que muito frequentemente representava os deuses antigos.
A cerâmica era inicialmente conhecida por ser sinónimo de luxo e riqueza, sendo utilizada apenas por pessoas com mais posses para casas de banho e cozinhas, no entanto, no final da segunda guerra mundial, com a revolução industrial, os métodos de produção melhoraram consideravelmente e o preço baixou abruptamente.
Antes desta automatização da produção da cerâmica, mais especificamente há cerca de 3500 anos, começou-se a utilizar a roda de oleiro, que se trata de uma plataforma que através de determinada força pode rodar e permitia ao oleiro dar uma forma perfeita às suas peças. Hoje em dia já caíram em desuso para nível industrial mas esta arte ainda não morreu.
Se tem interesse em ver um mestre oleiro a trabalhar e passar as suas mãos na roda de oleiro, carregue AQUI e venha aprender mais acerca da cerâmica com as próprias mãos.