Aveiro é a capital da Arte Nova e é muito conhecida pelos seus ovos moles e pelos moliceiros. Esses são pontos muito fortes da cultura aveirense, mas não pense que em uma visita a Aveiro se deve limitar a apreciar os edifícios Arte Nova, provar os ovos moles e fazer um passeio de moliceiro pelos canais da Ria.
Aveiro é uma região cheia de atracções que podem e devem ser apreciadas com tempo.
Deixamos aqui 8 pontos de interesse que deve ter em conta numa visita a Aveiro.
1º Visitar as salinas de Aveiro. Aveiro é uma região como enorme tradição no salgado. Bem perto do centro de Aveiro poderá visitar o Eco Museu da troncalhada.
2º Visitar a Praia da Costa Nova. A Praia da Costa nova é conhecida pelos seus palheiros coloridos com riscas verticais. Um passeio pela marginal junto à ria é altamente recomendado assim como provar uma tripa ou bolacha americana feita na hora numa das muitas barraquinhas que se encontram ao longo da avenida.
3º Depois de visitar a Costa Nova não desperdice a oportunidade de conhecer o Farol de Aveiro na praia da barra. Este é o maior farol de Portugal e o 2º maior da Península Ibérica.
4º Aproveitando que está na zona das praias e a fome já deverá estar a aparecer. A sugestão passa por uma visita à praia da Vagueira para provar os famosos hamburgers do Alemão. Os hamburgers são gigantes e podem ser acompanhados de tradicionais cervejas alemãs. Muito barato e uma verdadeira delícia.
5º Claro que depois de ingerir muitas calorias no Alemão a proposta terá de ser mais saudável. Ai recomendamos o regresso à cidade de Aveiro e um passeio de BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro. Este passeio de BUGA será o ideal para apreciar as diversas casas de Arte Nova que se encontram no centro da cidade.
6º Após o cansaço do passeio de BUGA, aproveite para fazer um passeio de barco moliceiro. Existem diversos trajectos e diversas empresas de passeios de barcos moliceiros que poderá escolher para conhecer melhor os canais da Ria de Aveiro. O passeio de moliceiro é obrigatório na visita a Aveiro e de certeza que será um momento alto desta visita.
7º Após o passeio de moliceiro aconselhamos uma visita a Ílhavo onde poderão ver o museu marítimo e aquário de bacalhaus (único no nosso país). Poderá também dar “um salto” à Vista Alegre onde poderá apreciar os edifícios do bairro dos trabalhadores, a fábrica e o museu da Vista Alegre.
8º Para terminar a visita e se ainda tiver algum tempo disponível, desloque-se à praia de São Jacinto e aprecie a magnifica paisagem da reserva natural das dunas de São Jacinto. Um excelente local para ver aves e fauna da região.
Aqui apontamos 8 pontos de interesse que poderá apreciar em uma visita a Aveiro, no entanto há muitos mais e dos mais diversos. Em próximos artigos vamos publicar outros pontos de interesse para que tenha uma excelente estadia em Aveiro.
Parabéns pela v/ iniciativa.
Os meus filhos foram a uma festa de aniversário e vieram maravilhados.
Adoraram o Sr. Adelino e o Eng. Paulo bem como as atividades desenvolvidas.
No fim de me contarem as suas aventuras, parecia que eu também lá tinha estado.
É de louvar este tipo de atividades culturalmente interessantes e que estão a desaparecer.
Um grade bem haja.
Obrigado pelo feedback. É bom saber que as festas de aniversário que realizamos inspiram as crianças e as fazem sonhar. Pretendemos que as crianças tenham ma experiência realmente única no seu dia de aniversário e não apenas mais uma festa de aniversário vazia de conteúdo.
Voltem sempre.
Felicidades
de referir que o farol pode ser visitado todas as quarta feira a partir das 14 15 e 16 gratuito
Obrigado João Manuel,
o horário de visita ao farol é uma informação ultra importante. Até porque pode influenciar quem estiver a agendar uma visita a Aveiro.
A informação completa em http://www.cm-ilhavo.pt/p/faroldabarra
É pena não poder ser visitado a um fim de semana…muitas pessoas tiram fins de semana para visitarem as cidades Portuguesas, o que é o meu caso…
Olá Margarida, compreendemos perfeitamente o seu ponto de vista, no entanto lembramos que o Farol de Aveiro é um espaço reduzido que não comporta muitas visitas e acima de tudo é um equipamento de enorme rigor e extremamente necessário para os nossos pescadores e restantes homens do mar. Assim sendo tudo tem de ser feito para preservar a sua funcionalidade.
Com as visitas à quarta-feira o farol de Aveiro garante que pode ser visitado e não perde funcionalidade.
Boa estadía.
Boa tarde,como acima referi,chamo-me fatima. Gostaria de saber se os locais acima referi quais os que ficam proximo da estação?! Obrigada
Bom dia Fátima!
Veja neste artigo tudo o que pode fazer numa visita a Aveiro tendo como ponto de partida a estação de comboios de Aveiro.
Boa visita
Há variadas alturas do ano em que está aberto durante o fim-de-semana, desde que enquadrado em iniciativas específicas. Ligue para lá e confirme antecipadamente, é a minha sugestão. Aproveito para referir que o horário do Farol é comum a todos os restantes faróis nacionais e de gestão da Direção Geral de Faróis (Marinha Portuguesa).
Muito bacana as sugestoes de passeio. Morei em Aveiro por 4 anos, e me pergunto…
como voces se esqueceram de mencionar a vista à Vista Alegre? Um dos lugares mais pitorescos, com uma hisotira linda, um trabalho fenomenal de deixar qualquer um orgulhoso nao acham?
cumprimentos
Flavia
Olá Flávia,
tem toda a razão. A Vista Alegre é imperdível numa visita a Aveiro. Vamos ter de rectificar o artigo e passará a ser os 9 pontos de interesse numa visita a Aveiro.
Bem haja
Preços e programas atualizados em http://www.myvistaalegre.com/pt/t/vaa_VisiteMuseudaVistaAlegre_Visitas-3 ou em http://www.cm-ilhavo.pt/p/vistaalegre.
Adorei as dicas! 😀
Obrigado Letícia! Se tiver outras sugestões partilhe-as aqui que todos nós agradecemos! 🙂
Concordo com todas as sugestões, excepto os hambúrgueres.
Das duas uma, ou vocês têm alguma ligação ao restaurante ou aquilo mudou a gerência. Os hambúrgueres são grandes, mas o tamanho não é sinonimo de qualidade. São feitos com produtos de fraca qualidade e tudo congelado. Depois carregam os pratos de molhos comuns como ketchup e mostarda para disfarçar o sabor… muito muito mau. E não falo dos preços, até 3.5€ achava caro, quanto mais 9€.
Sugiro comer mesmo por Aveiro.